Espírito Santo em Ação

COMITÊ DE EDUCAÇÃO


O perfil do profissional na sociedade do conhecimento se fundamenta na formação sólida e no desenvolvimento de competências diversas; na capacidade de resolver problemas, pela polivalência do conhecimento; e na capacidade de inovar, pelo domínio de informações culturais, científicas e tecnológicas.
Para as políticas públicas educacionais, o ambiente é propício aos avanços. Junto com a melhoria da qualidade do ensino, é importante garantir que a população local aumente sua escolaridade, preparando-se para o desenvolvimento econômico e social do presente e do futuro. 
Uma solução moderna pode ser materializada em educação de tempo integral, que apresenta a ideia de redes socioeducativas na perspectiva de criar outra cultura de educação, e que tem na escola seu locus catalisador para explorar e agregar habilidades do conhecimento.
A atuação deste comitê é planejada no sentido da execução de projetos voltados para inovações educacionais, através da promoção de ações para o desenvolvimento humano que contribuam para a compreensão da corresponsabilidade do indivíduo na sociedade, redução do índice de evasão escolar e envolvimento dos parceiros. A formação integral se dá não apenas através da presença de um currículo de competências intelectuais, mas sim por competências essenciais para a natureza social de um indivíduo. Desta maneira, o objetivo principal é formar cidadãos baseados em princípios morais e éticos, que possam concluir o ciclo educacional básico conforme as entregas do programa, de forma a se tornarem indivíduos autônomos, solidários e competentes. 
Nossa proposta de trabalho orienta-se pela implantação de projetos inovadores de gestão de qualidade nas escolas de Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo, através da qualificação, valorização e motivação dos professores e adequação dos currículos baseados em padrões de competências, por meio de um sistema modular, para que atendam às exigências do mercado. Não obstante, destaca-se a integração entre escolas, famílias e comunidades, para que todos participem e se beneficiem das inovações trazidas pelos nossos projetos.
Programa Escola Viva
O Programa "Escola Viva" consiste na criação de escolas públicas da rede estadual com a oferta em tempo integral, cujas propostas pedagógicas proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-lo no planejamento e execução do seu projeto de vida.  O modelo pedagógico desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE) traz inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, pautada em seus três eixos, sendo esses, a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e o desenvolvimento das competências do século XXI. Além das disciplinas da Base Nacional Curricular Comum, há a parte diversificada, onde os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de vida de cada estudante.
Sobre o Projeto de Vida
O Projeto de Vida consiste na elaboração de metas acadêmicas e de âmbito pessoal de cada estudante. Nesse processo, o aluno deve planejar e optar pelas disciplinas que fazem sentido para a realização do seu projeto de vida.
Cada estudante elabora seu próprio projeto e é estimulado a refletir sobre como as escolhas e decisões implicarão na vida presente e futura. Ao longo do tempo, o projeto de vida vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que vai ter como tarefa ajudar o aprimoramento constante do aluno.
Atualmente, há 5 "Escolas Vivas" no estado do Espírito Santo, as quais oferecem 3.445 vagas. Para os próximos anos, há previsão de abertura de mais escolas em todo o estado.
Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro (Vitória) 
Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Beato (Serra) 
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Daniel Comboni (Ecoporanga) 
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Bráulio Franco (Muniz Freire) 
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Ávila Júnior (Cachoeiro do Itapemirim) 
Parceria
O patrocinadores do Programa "Escola Viva" incluem ArcelorMittal, Fibria, Instituto Fucape, Chocolates Garoto, Grupo Águia Branca, Samarco S.A., Sicoob e Vale S.A, com a parceria do Espírito Santo em Ação, Secretaria Estadual de Educação, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação e Instituto de Qualidade no Ensino.
Projeto Escola em Tempo Integral
O Projeto "Escola em Tempo Integral" consiste na criação de escolas públicas da rede municipal de Vitória com a oferta em tempo integral, cujas propostas pedagógicas proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-lo no planejamento e execução do seu projeto de vida.  O modelo pedagógico desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE) traz inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, pautada em seus três eixos, sendo esses, a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e o desenvolvimento das competências do século XXI. Além das disciplinas da Base Nacional Curricular Comum, há a parte diversificada, onde os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de vida de cada estudante.
Sobre o Projeto de Vida
O Projeto de Vida consiste na elaboração de metas acadêmicas e de âmbito pessoal de cada estudante. Nesse processo, o aluno deve planejar e optar pelas disciplinas que fazem sentido para a realização do seu projeto de vida.
Cada estudante elabora seu próprio projeto e é estimulado a refletir sobre como as escolhas e decisões implicarão na vida presente e futura. Ao longo do tempo, o projeto de vida vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que vai ter como tarefa ajudar o aprimoramento constante do aluno.
Parceria
O Projeto "Escola em Tempo Integral" incluem ArcelorMittal, Fibria, Instituto Fucape, Chocolates Garoto, Grupo Águia Branca, Samarco S.A., Sicoob e Vale S.A, com a parceria do Espírito Santo em Ação, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, e Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação e Instituto de Qualidade no Ensino.
Escola Municipal de Educação Fundamental em Tempo Integral Moacyr Avidos (na Ilha do Príncipe, Vitória)
Escola Municipal de Educação Fundamental em Tempo Integral Eunice Pereira Silveira (em Tabuazeiro, Vitória)
Escola Municipal de Educação Fundamental em Tempo Integral Anacleta Schneider Lucas (na Fonte Grande, Vitória) 



Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Rua. José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower - Sala 1414 - 14º andar - Enseada do Suá - Vitória - ES CEP: 29050-918
TEL: (27) 3024-7700

Fivecom