Espírito Santo em Ação

GESTÃO SOCIAL


O tema gestão social deve ser entendido como um conjunto de processos de gerenciamento mais participativos e dialógicos, exercidos por diversos atores da sociedade na busca pela implementação de políticas públicas através de ações sociais que visam fomentar o exercício da cidadania.  A concepção aqui assumida, guarda um sentido de convergir um conjunto de variáveis, oportunidades, processos e projetos políticos que dão forma e orientação à gestão das ações sociais públicas. Sua agenda de estratégias é pautada em função das demandas que emergem da análise de indicadores vitais como estatísticas sociais, demográficas e econômicas, os quais evidenciam as condições de vida e bem-estar da população brasileira. Para tanto, este comitê, através do Espírito Santo em Ação, visa a promoção de ações para o desenvolvimento humano e desempenha papel fundamental nas formulações de proposições, estratégias e articulações que, alinhadas ao ES2030 e por meio de parcerias, desenvolvem iniciativas de relevante impacto na sociedade capixaba.
Coordenadores de Pais
O projeto Coordenadores de Pais é parte do trabalho da Fundação Itaú Social e atua na Secretaria Estadual de Educação através de uma parceria entre o Instituto Fucape de Tecnologias Sociais e o Espírito Santo em Ação. O projeto tem como objetivo reduzir os níveis de evasão escolar e melhorar os índices de desenvolvimento da Educação Básica no ES, além de desenvolver ações de aproximação da escola com as famílias e de permanência de alunos vulneráveis à evasão escolar, integrando famílias, comunidade e escola. Iniciado em 2012, hoje o projeto conta com 16 unidades de ensino da rede localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Aracruz, recebendo a figura do Coordenador de Pais.
Patrocinadores: Fundação Itaú Social e Fibria Celulose
Parceiros: ES em Ação, Instituto Fucape e CIEDES.
Dreamshaper
O projeto Dreamshaper traz como proposta auxiliar professores a introduzir uma ferramenta de projeto dentro de sua matéria, de forma prática e divertida trabalhando o desenvolvimento dos estudantes e inclui ainda um conjunto de vídeos pedagógicos com exemplos práticos para ensinar ao aluno tudo o que ele precisa para trabalhar de forma autônoma. 
O projeto é uma iniciativa da ONG Acredita Portugal, organização que se dedica a investir no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e ao empreendedorismo. O Dreamshaper teve início em 2016 em 7 unidades da rede estadual e 2 unidades do Programa Escola Viva.
Patrocinadores: EDP Ecelsa e BNDS.
Parceiros: ES em Ação, ONG Acredita Portugal, SEDU Digital
Compasso Socioemocional
O Programa Compasso Socioemocional tem como objetivo levar para alunos, lecionado pelos próprios professores, uma proposta que visa aumentar o sucesso acadêmico e social dos alunos e diminuir problemas de comportamento por meio do ensino de habilidades socioemocionais aliadas às habilidades de autorregulação. O programa promove habilidades que fortalecem a capacidade dos alunos para aprender, ter empatia, controlar emoções e resolver problemas, focando em diminuir fatores de risco e aumentar fatores de proteção associados a uma série de problemas de comportamento. Ao difundir as habilidades sócio emocionais, a escola cria um ambiente de aprendizagem mais seguro, mais respeitoso, promovendo o sucesso escolar para todos.
Patrocinador: Instituto Sonho Grande (ISG)
Parceiros: ES em Ação e Prefeitura Municipal de São Mateus
Jovem Ser
No final de 2015, o Espírito Santo em Ação e a Escola Brasileira de Coaching (EBRACoaching), fizeram uma parceria para iniciar o projeto JovemSer, proposta que faz parte do projeto Ocupação Social (um dos 20 projetos estruturantes do Governo do Estado). A ação do Projeto JovemSER tem como objetivo o acompanhamento individual dos jovens participantes do Convênio, para auxiliá-los na definição de suas metas pessoais e profissionais e a encontrarem estratégias práticas e adequadas para que os mesmos possam liberar o potencial e maximizar o desempenho e com isso promoverem mudanças comportamentais a partir do despertar da consciência da realidade vivida, prospectando um futuro com uma melhor qualidade de vida. Parte do público beneficiado pelo projeto está na faixa entre 15 e 24 anos, que representa mais de 40% dos homicídios do Estado, sendo apenas 9% da população total. O projeto visa preferencialmente jovens que residam em bairros de regiões de maior vulnerabilidade social, com o objetivo de auxiliá-los no desenvolvimento de suas carreiras profissionais e mudanças comportamentais, a partir da consciência da realidade vivida, por meio de sessões de coaching. A proposta é baseada no acompanhamento de um coaching que irá orientar o jovem a criar seu percurso de vida e fazer seu planejamento. O primeiro bairro a receber a proposta foi São Torquato, onde 21 jovens foram atendidos com atividades de coaching no 1º semestre de 2016.  No presente momento, o projeto está em uma nova etapa e será aplicado agora na região de Jardim Carapina, com o objetivo de atender mais 30 jovens até dezembro de 2016.
Patrocinador: Escola Brasileira de Coaching (EBRA - voluntários)
Parceiros: ES em Ação e Secretaria de Ações Estratégicas (SEAE)
Mapeamento da Atuação Social das Empresas
O tema da responsabilidade social vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo e de um modo especial no meio empresarial. No sentido de conhecer e promover as boas práticas sociais das empresas em atuação no estado, o Comitê de Gestão Social do Espírito Santo em Ação deu início ao projeto "Mapeamento do Investimento Social?? que tem como objetivo de elaborar um mapa estratégico de indicadores de performance social. Esse mapeamento irá gerar dados que possibilitem identificar as formas de participação dessas empresas no que tange os grupos sociais na região, além de desenvolver estratégias de visibilidade das ações desenvolvidas e análise dos benefícios indiretos gerados por esses investimentos.




Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Rua. José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower - Sala 1414 - 14º andar - Enseada do Suá - Vitória - ES CEP: 29050-918
TEL: (27) 3024-7700

Fivecom