Espírito Santo em Ação

CT06-Comitê Temático de Meio Ambiente


20.09.2009


No desenvolvimento das cidades é imprescindível conciliar geração de riquezas com preservação ambiental. Neste contexto, os Estados que vislumbram crescimento econômico, devem combinar esforços que viabilizem a melhoria dos indicadores socioambientais.

Estando o Espírito Santo num contínuo crescimento, o CT06 - Comitê Temático de Meio Ambiente tem como meta colaborar para o aumento do percentual de cobertura vegetal nativa do Estado para 16%, assim como universalizar os serviços de saneamento até 2025.

Para isso, os principais desafios são: gerir os recursos hídricos de forma a garantir o suprimento de água de qualidade para consumo humano, mitigar os impactos do desenvolvimento industrial na qualidade ambiental, conciliar o desenvolvimento da agricultura com a conservação do solo, assim com destinar adequadamente os resíduos sólidos.

"Temas como código florestal, impactos do pré-sal, unidades de conservação, fontes alternativas de energia e etanol estão dentro da pauta do Comitê. Por tratarmos de um assunto muito vasto, formaremos alianças com outras instituições para conseguirmos solucionar e por em prática todas as ações", destacou o coordenador do Comitê, Luiz Soresini.

Projetos Prioritários:

Áreas Protegidas - O projeto tem como objetivo acompanhar o processo de criação de áreas ambientalmente protegidas no Espírito Santo, colaborando para que a Lei nº 9.985 seja cumprida, de forma que os impactos sociais e econômicos, resultados da criação dessas áreas, sejam reduzidos.

Licenciamento Ambiental - Para contribuir para agilização do processo de Licenciamento Ambiental no Estado foram realizados levantamentos dos principais entraves encontrados na legislação e nos procedimentos adotados pelo órgão ambiental. As discussões devem ser ampliadas por meio de seminários e fóruns, nos quais serão debatidas questões relacionadas a esses gargalos e também serão apresentadas as propostas práticas de licenciamento ambiental no Brasil.

Legislação Ambiental - O projeto surgiu da necessidade de reformulação da Lei nº 5.361 que regula a política florestal do Estado. O Espírito Santo em Ação formou um grupo de trabalho composto por representantes dos setores do agronegócio e florestal e entidades relacionadas com o objetivo de formatar uma proposta que deverá ser encaminhada à Bancada Estadual capixaba. Esta iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento do agronegócio no Espírito Santo.

Membros

Coordenador: João Lages Neto
FIBRIA

Subcoordenador: Guilherme Correa Abreu
ArcelorMittal

Angelina Balarini
Balarini & Balarini


Elder Piffer
TV Capixaba


Elidemar Moreira dos Santos
FIBRIA


Gustavo Silva Coser
FECOMÉRCIO


Leonardo José de Castro Veloso
Ápice Projetos e Gestão


Manoel Luiz Silva de Almeida
Talento Reciclagem Industrial de Materiais


Marcelo Poças Travassos
CEPEMAR


Márcio Isaías Perdigão Mendes
Samarco


Mykaella Martins Sbardellotto
Technip


Marco Antônio Raposo Nascimento
CEDAGRO


Murilo Antônio Pedroni
FAES


Paulo Ruy Valin Carnelli
Foz do Brasil


Paulo Wander Cerutti
Ferrous


Pedro Miguel de Almeida G. A. Sirgado
EDP Energias do Brasil


Robson Sarmento
Robson Sarmento Consultoria


Rubens Puppin
SINDIROCHAS


Sandro Marcolano Perovano
FETRANSPORTES


Thaís Rego de Oliveira
MANABI


Luiz Soresini
VALE




Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Rua. José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower - Sala 1414 - 14º andar - Enseada do Suá - Vitória - ES CEP: 29050-918
TEL: (27) 3024-7700

Fivecom