Espírito Santo em Ação

Mapa de Qualificação Profissional


07.06.2016

 A ideia central do projeto é criar um sistema para uma provisão ótima da educação profissional no Espírito Santo por meio de um canal de comunicação permanente entre os demandantes (empregadores) e os provedores (escolas) nos seus diferentes níveis e características.

Em análise, alguns dados apontam a existência de uma lacuna entre oferta e demanda de trabalho no Espírito Santo. O Estado possui estabelecimentos para oferta de cursos de qualificação e capacitação que abrangem todas as regiões, por outra interface, apresenta elevada demanda de investimentos e mão-de-obra. Acontece, que existe um "descasamento" entre o que é ofertado e demandado.

Pode-se observar que em relação a educação técnica e profissional no Espírito Santo, o Estado acumula aspectos econômicos e sociais favoráveis ao crescimento da demanda pelo profissional com qualificação, já em relação ao aspecto econômico, apresenta carteira de investimentos diversificada, com forte atração dos polos petrolífero e siderúrgico. Referente aos aspectos sociais, vem demonstrando nos últimos anos forte capacidade para redução das desigualdades.

Os principais problemas identificados foram: a falta de comunicação entre os setores públicos e privados; falta de organização das informações nos setores produtivos; velocidade da inovação tecnológica; pouco aproveitamento do quantitativo do que é qualificado; falta de organização da informação para subsidiar as políticas públicas e privadas de formação profissional; cultura de formar para o mercado atual e não para o mundo do trabalho.

 Perante esta situação, surge a necessidade de entender a interação entre a oferta e a demanda da educação técnica e profissional, os desafios e as oportunidades utilizando uma plataforma que forneça informações para oferta e demanda de cursos em geral. Será preciso definir as estratégias e diretrizes para construir um mapa de qualificação profissional (banco de dados) onde todos possam ter acesso e ciência das reais necessidades do Estado.

 Ações realizadas:

 

?       Workshop no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN visando definir estratégias e diretrizes para alinhar as   ações de oferta e de demanda, tanto para cursos profissionalizantes quanto para mão de obra qualificada;

?       Enviado ao IBM pedido de apoio para a realização do projeto;

?       Realizadas reuniões com o IJSN, Secti, ES em Ação e FEF para debater a viabilidade do projeto;

 

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Rua. José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower - Sala 1414 - 14º andar - Enseada do Suá - Vitória - ES CEP: 29050-918
TEL: (27) 3024-7700

Fivecom