Espírito Santo em Ação

Aliança estratégica com foco no futuro


17.11.2017

Quando nasceu, em 2003, o Espírito Santo em Ação se propunha a mobilizar a classe empresarial, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Naquela época, nosso Estado vivia uma grave crise institucional, fator que motivou a criação do movimento empresarial. No primeiro momento, o principal objetivo do grupo era se organizar e se articular para propor um novo modelo de desenvolvimento para o Estado.
Com a estabilidade institucional restabelecida, foi possível olhar para o futuro e passamos a nos organizar baseados no Plano ES 2025 - posteriormente no ES 2030. Consideramos este nossa bússola de navegação, pois nos orienta sobre as principais demandas do Estado. E, inclusive, foi a partir dele que elegemos os pilares de sustentação do Espírito Santo em Ação: educação, um dos principais gargalos do desenvolvimento;  gestão pública, projeto intimamente ligado ao desempenho dos município e ao futuro; e formação de lideranças, pois enxergou-se naquele momento de instabilidade, no início dos anos 2000, que ele tinha a ver a ausência de líderes.
A partir deste diagnóstico, o Espírito Santo em Ação viu a necessidade de investir na formação de novos e diferentes líderes, com tempo para investir numa formação política, econômica e filosófica, baseada em valores de liberdade e democracia. E como essa capacitação tão específica não se dá nos bancos da escola regular, fomos em busca experiências exitosas que seguiam a mesma linha do que buscávamos para nossos jovens.
Iniciava-se ali o que seria o Instituto Líderes do Amanhã, inspirado no IEE, Instituto de Estudos Empresariais de Porto Alegre, realizador do 5º Fórum Liberdade e Democracia Vitória.
E passados seis anos desde a criação do grupo, é possível constatar que nossa aposta foi certeira! Temos, hoje, muitos líderes formados, integrando os grupos de trabalho do Espírito Santo em Ação, dentre outras instituições, oxigenando o movimento e já auxiliando na conexão do presente e do futuro. Conseguimos firmar uma perfeita aliança estratégica!
A tecnologia trouxe ao convívio social um jovem bem diferente das gerações passadas. Estamos falando de pessoas conectadas, empreendedoras, inovadoras, que vivem muito próximas do novo, têm facilidade de absorver conhecimento e são focadas no compromisso social. E este jovem com visão holística terá um papel importante naquilo que consideramos fundamental para o futuro: o fortalecimento das instituições e a construção de uma sociedade mais democrática.
Por Aridelmo Teixeira, diretor-presidente do Espírito Santo em Ação

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom