Espírito Santo em Ação

Rede Capixaba de Inteligência debate direitos humanos


28.04.2017

Na noite de quarta-feira, 26 de abril, foi realizada a segunda reunião do ano da Rede Capixaba de Inteligência, na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer de Vitória, em Bento Ferreira. Desta vez, o grupo, formado por profissionais das áreas de segurança e inteligência de empresas e organizações que atuam no Estado e no Espírito Santo em Ação, recebeu o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
O calendário que rege as reuniões e atuação da Rede Capixaba de Inteligência ao longo do ano está sempre alinhado aos principais temas que envolvem a segurança pública no Estado. No encontro passado, em março, os integrantes discutiram o Plano Nacional de Segurança Pública e assistiram a uma palestra do secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia. O encontro desta semana, por sua vez, discutiu como os direitos humanos estão inseridos na segurança pública e o convidado para falar sobre o tema foi Pompeu.
Durante a apresentação, o secretário voltou ao passado, resgatou toda a história do Brasil e deu uma aula, sempre linkando o assunto em pauta, direitos humanos, aos fatos que marcam o DNA nacional.
Em seu "passeio histórico", ele abordou, dentre outros assuntos, a obrigação da população em entender e respeitar o direito do outro, as falhas sociais que acarretam grandes dificuldades sociais, as discussões sobre inclusão social, que ganharam peso ao longo dos anos, e destacou como a sociedade moderna está "perdida" e precisando de novos rumos e projetos em que acreditar.
Sem perder o foco e trazendo o contexto para a realidade capixaba, Pompeu falou, ainda, sobre a necessidade de manter o Espírito Santo organizado, do ponto de vista econômico, social e político, e enalteceu a importância do Plano Nacional de Segurança Pública e do Planejamento Estratégico da Polícia Militar do Estado. E no final, ele ainda deixou seu recado para o grupo: "Direitos humanos merecem ser discutidos de maneira mais abrangente, e é isso o que estamos fazendo neste ambiente".
A Rede Capixaba de Inteligência existe para promover a integração e disseminar conhecimentos entre profissionais das áreas de segurança e inteligência. Em suas reuniões mensais, os integrantes debatem ideias e propostas sobre segurança cidadã. E além disso, o grupo realiza anualmente o Simpósio de Segurança e Inteligência.

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Rua. José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower - Sala 1414 - 14º andar - Enseada do Suá - Vitória - ES CEP: 29050-918
TEL: (27) 3024-7700

Fivecom