Espírito Santo em Ação

A caminho da excelência municipal


05.12.2017

 Uma nova etapa do Projeto Excelência Municipal, ferramenta que acompanha a evolução dos municípios capixabas, teve início nesta segunda-feira, 4 de dezembro, com a apresentação da atualização de seus indicadores, o Ciclo 2017. O evento foi realizado na sede do Espírito Santo em Ação, na manhã desta segunda-feira, e reuniu autoridades, dirigentes, empresários e parceiros do movimento empresarial e do próprio projeto.
O Excelência Municipal teve início em 2008 e é resultado do trabalho de um comitê gestor formado pelo Espírito Santo em Ação, Conselho Regional de Economia (Corecon), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Tribunal de Contas, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Secretaria de Estado do Governo (Seg), Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria de Planejamento (SEP), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Secti).
Durante a apresentação do Ciclo 2017, Dhan Sugui, da Alta Média, consultoria que acompanhou a atualização dos indicadores, apresentou o novo site do Excelência Municipal (www.excelenciamunicipal.com.br), com a relação completa dos indicadores e a metodologia do projeto toda explicada.
O diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Aridelmo Teixeira, abriu o evento falando que a ferramenta tem como objetivo medir a eficiência da gestão pública ao longo do tempo e dar visibilidade e reconhecimento às gestões que adotam práticas democráticas e inovadoras, e fez questão de destacar a importância de um projeto que reúne tantas instituições e entidades de peso.
"Essa é uma questão importante a ser destacada, a reunião de todos esses atores em torno de um projeto fundamental tanto para os gestores públicos quanto para a população, que tem a chance de acompanhar a gestão de seu município em áreas consideradas essenciais. E estar aqui lançando este segundo ciclo do Excelência Municipal é a prova que nosso projeto avançou e a que a sociedade está se organizando em prol dela mesma", argumentou ele. 
O projeto acompanha o desenvolvimento dos municípios em sete áreas prioritárias - finanças públicas, educação, saúde, emprego e renda, violência, assistência social, habitação e saneamento -, possui 19 indicadores formados por índices estabelecidos e informações produzidas, e através dele os gestores municipais conseguem direcionar seu foco nos índices de desempenho em áreas mais críticas. 
E o ciclo apresentado nesta segunda traz uma novidade com relação ao anterior: a entrada do novo indicador número 15, Índice de Desenvolvimento da Família (IDF). Segundo Teixeira, "o índice engloba um conjunto enorme de informações e mostra a redução de vulnerabilidade das famílias".
Diretor do Tribunal de Contas, Fabiano Barros comparou os principais objetivos do Excelência Municipal - que monitora, avalia e compara boas práticas de gestão - com a nova estrutura do tribunal, que está trabalhando para ser condutor de desenvolvimento local e regional.
Quem também enalteceu essa forte característica do projeto capixaba foi a diretora do Instituto Jones Santos Neves, Ana Carolina Giuberti. Ela, inclusive, lembrou da lei recém-implantada que instaura o sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas do Espírito Santo, e disse que o Excelência Municipal converge com a lei.
"Esse olhar diferenciado para o aprimoramento dos gastos públicos é uma realidade, outros estados, como Goiás, estão fazendo o mesmo movimento, e participar de um projeto como este é motivo de orgulho para nós".
O vice-presidente do Corecon, Eduardo Reis Araújo, parabenizou o Espírito Santo em Ação, pela continuidade do projeto. "Confesso que no início fiquei com aquela dúvida, será que o projeto vai ter continuidade? E agora a gente percebe que houve não só a continuidade, como também um aprimoramento".

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom