Espírito Santo em Ação

O ES em Ação e a educação: homenagem, conquistas e novos desafios pela frente


22.03.2018

"Educação liberta! Investimento em educação e em nós, jovens, serve para mostrar que podemos ser o que quiser e nos faz acreditar no futuro".
As palavras acima são de Roberta Possatti, aluna da Escola Viva São Pedro e uma das convidadas do evento realizado na tarde desta quarta-feira, 21 de março, na sede da secretaria de Educação, em Vitória, em que o governador do Estado, Paulo Hartung, dividiu com parceiros, dentre eles o Espírito Santo em Ação, e servidores da Sedu a condecoração Ordem Nacional do Mérito Educativo, homenagem que ele recebeu na quarta-feira, 7 de março, em Brasília, das mãos do presidente, Michel Temer, e do ministro da Educação, Mendonça Filho. 
E além de Roberta, que respirava fundo segundos antes do início de seu breve discurso, num sinal claro de nervosismo, mas cujas palavras arrancaram muitos aplausos de quem acompanhava a solenidade, também marcaram presença no evento o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação e o diretor de Desenvolvimento, Aridelmo Teixeira e Luiz Wagner Chieppe, respectivamente, o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e as representantes do Instituto Sonho Grande, Helena Lima, e do Instituto Natura, Marcia Ferri - estes três últimos representantes de entidades parceiras dos projetos de educação do Estado -, dentre muitos outros. 
Entre as ações transformadoras que levaram o Espírito Santo a receber, junto com Ceará e Santa Catarina, a Ordem Nacional do Mérito Educativo estão a implantação do Programa Educação em Tempo Integral - a Escola Viva, que oferece ensino integral e tem pedagogia inovadora, o Pacto pela Aprendizagem e o projeto Jovem do Futuro. E essas ações, na visão do secretário de Estado de Educação, Haroldo Rocha, garantirão à educação pública do Espírito Santo um grande salto de qualidade. 
"Paulo Hartung tem uma visão clara de que a educação é o caminho para o desenvolvimento de qualquer ser humano, cidade, estado ou País. Temos em nossas mãos um grande desafio, que é o de melhorar o ensino público, e vamos alcançá-lo. Nós já conseguimos implantar a Escola Viva, que é a escola do futuro, melhoramos o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básicas) das escolas de meio período. Mas ninguém faz nada sozinho e se já temos conquistas para nos orgulhar devemos aos mais de 20 mil servidores que integram a rede Sedu", elogiou.
E por falar em orgulho, Roberta Possatti e outras duas alunas no sistema público de ensino que estavam no evento, Isabela Quintiliano, da escola estadual Marinete Souza Lyra, na Serra, e Laís Falcão Couto, de apenas 9 anos e da escola municipal José Maria Ferreira, de Cariacica, fizeram os olhos do público brilhar enquanto falavam dos enormes benefícios que os projetos desenvolvidos no Estado estão proporcionando à comunidade escolar. Alguns chegaram a se emocionar com as palavras das meninas, e este foi o caso de Aridelmo Teixeira.
"Trabalhar com jovens é isso... Temos sempre uma surpresa positiva. Nenhum projeto de transformação social acontece se não passar, obrigatoriamente, pela educação. E educação, em qualquer parte do mundo, é um projeto de sociedade, que une diversos parceiros em prol de um bem comum. Alguns projetos que desenvolvemos aqui acontecem em outros estados, mas conseguimos dar uma velocidade maior. E isso não teria acontecido sem o envolvimento de todos. A Sedu fez um trabalho brilhante e nossos parceiros também não mediram esforços", ressaltou ele, que citou as empresas que investem nos projetos educacionais - ArcelorMittal, Fibria, Fucape, Garoto, Grupo Águia Branca, ICE - Instituto de Corresponsabilidade pela Educação,  Instituto Natura, Samarco, Sicoob, Instituto Sonho Grande e Vale.
Para o diretor-presidente do ES em Ação, passado o desconforto que é provocado por qualquer mudança, o Espírito Santo deu o primeiro passo. Ele, no entanto, já está com os olhos no futuro e adiantou que o projeto do movimento empresarial é que em 2030 todo aluno que deseje estudar numa escola em tempo integral tenha sua vaga garantida. Até o final deste ano, serão 32 unidades funcionando neste sistema.
Embora o governo do Estado esteja investindo cada vez mais na ampliação de vagas nas escolas de tempo integral, ele também está trabalhando para garantir mais qualidade educacional a todos os jovens capixabas e no evento desta quarta Paulo Hartung assinou o decreto que liberou R$ 51 milhões, valor que será usado em obras nas unidades escolares e ampliação de rede de internet, entre outras ações.
"Quando recebi a notícia da notícia da homenagem, na mesma hora pensei na equipe da Sedu e nos parceiros que nos ajudam a desenvolver os projetos. Por isso essa faixa não tem que ir para a casa do governador. Tem que ir para a casa dela, que é aqui na Secretaria de Educação", argumentou Hartung, que no dia 6 de março, no momento em que recebeu a condecoração, quebrou o protocolo e repassou-a ao secretário de Educação.
Paulo Hartung fez questão de destacar, ainda, o momento especial do recebimento da homenagem nacional. "Ser homenageado é bom em qualquer tempo, dá energia para continuar. Mas recebê-la num momento difícil como este, em que passamos pela pior crise econômica, social e moral do País, recarrega a bateria e nos permite sonhar com o Espírito Santo sendo apresentado como o Estado com a melhor rede pública de ensino. Este é o maior exemplo que podemos produzir".
Convergindo com as palavras de Aridelmo Teixeira, quando ele defende que qualquer projeto de transformação social passa pela educação, e exaltando, ainda, o mundo tecnológico, o governador elege o acesso ao conhecimento e o saber como a maior herança que se pode deixar aos jovens. "O saber permitirá a eles chegar onde  querem. Este é o maior patrimônio que podemos deixar", finaliza.

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom