Espírito Santo em Ação

Excelência Municipal no cardápio do Café de Negócios da Ases


18.04.2018

A Ases (Associação dos Empresários da Serra) realizou na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, uma nova edição de já famoso Caneg - Café de Negócios, no salão do Centro de Eventos Steffen, na Serra. E o convidado especial do evento deste mês foi o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Aridelmo Teixeira, que apresentou ao público o Programa Excelência Municipal, ferramenta que impulsiona o desenvolvimento dos municípios a partir do acompanhamento e monitoramento de indicadores pautados nas principais dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Também durante esta edição (a 152ª), Aridelmo e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, assinaram o termo de adesão do município ao projeto.
A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente da Ases, Djalma Quintino Malta Neto, que em poucas palavras explicou a importância desta adesão para o desenvolvimento sustentável da Serra. "Por meio do Excelência Municipal, teremos uma cidade melhor para empreender, para fazer negócios e para viver", resumiu", diante de um salão lotado.
O Excelência Municipal acompanha o desenvolvimento dos municípios em sete áreas prioritárias - finanças públicas, educação, saúde, emprego e renda, violência, assistência social, habitação e saneamento -, possui 19 indicadores formados por índices estabelecidos e informações produzidas, e através dele os gestores municipais conseguem direcionar seu foco nos índices de desempenho em áreas mais críticas. 
No início de sua palestra, Aridelmo alegou que "a vida real acontece no município" e voltou um pouco no tempo, explicando que o programa nasceu justamente da ideia de se construir uma ferramenta objetiva que propiciasse a qualificação do debate da gestão pública. 
"Nosso objetivo, aqui, não é criar um ranking ou disputa entre municípios. A única comparação que existe é do município com ele mesmo", garantiu o executivo, que explicou aos convidados do Caneg as novas etapas do programa.
O Excelência Municipal teve início em 2008 e é resultado do trabalho de um comitê gestor formado pelo Espírito Santo em Ação, Conselho Regional de Economia (Corecon), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Tribunal de Contas, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e governo do Estado.

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom