Espírito Santo em Ação

Alunos das Escolas Vivas prontos para uma nova e acertada escolha


30.11.2017

Quando o assunto é a escolha da profissão, a professora substituta da Ufes no curso de Desenho Industrial Kátia Miller defende que é "preciso ter informação e contato para que se possa escolher com qualidade". Kátia foi uma das profissionais convidadas para participar do Talk Show Carreiras Profissionais, uma ação realizada pelo Comitê de Educação do Espírito Santo em Ação, em parceria com a Sedu nesta quarta, 29 de novembro, na Fucape, para alunos do 3º Ano do Ensino Médio das Escolas Vivas da Grande Vitória - São Pedro, de Vitória, Assisolina Assis Andrade, de Vila Velha, e Joaquim Beato, da Serra. 
"Eventos assim são primordiais para esses jovens. Quando escolhi minha profissão, tinha um caderno da Ufes com um texto de quatro parágrafos explicando desenho industrial. Eu não e arrependo das minhas escolhas, mas acho que se tivesse tido acesso a mais conhecimento, talvez poderia ter tido outras oportunidades", completou.
Presidente da Fucape e diretor-presidente do movimento empresarial, Aridelmo Teixeira abriu o encontro elogiando a escolha de cada um dos jovens presentes ao talk show e assim como a professora da Ufes destacou as poucas informações e opções das gerações passadas.
"Na minha época, existiam apenas duas opões. Hoje em dia, as possibilidades são inúmeras e se não der certo, é possível escolher uma nova trilha", ressaltou ele, completando em seguida. "Vocês tiveram uma oportunidade, fizeram a escolha correta e estão preparados para acertar de novo".
A seguir, as moças e rapazes participaram da palestra "Carreiras Profissionais e Mercado de Trabalho", com a Analista de Recursos da Vale Rubiani Alvarenga, que reforçou o time dos quem consideram eventos como este essenciais para o desenvolvimento das pessoas.
"E não estou me referindo apenas ao desenvolvimento acadêmico, mas ao desenvolvimento de cidadãos. Pois falar de temas como felicidade, propósito de vida e escolha de carreira é importante para o ser humano de forma integral", argumentou.
Encerrada a palestra de Rubiani, os cerca de 100 alunos foram divididos em grupos em encaminhados às salas de aula para conversar com os mais de 30 especialistas, de diversas áreas, que aceitaram o convite do Espírito Santo em Ação para compartilhar um pouco de suas histórias e experiências com os jovens.
Um dos convidados para o painel voltado à área médica, o diretor-clínico da Unimed Vitória, Jailson Totola, ficou tão entusiasmado com a experiência que quis saber se a ação seria isolada ou teria continuação.
"Achei a ideia fantástica e participei com enorme prazer! Lembrei que na minha época eu não tive acesso a essa gama de informações e fico feliz em poder dar orientações para nossos jovens. Espero que o projeto continue e podem me chamar quando quiserem, faço questão de voltar e falar sobre minha profissão".

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom