Espírito Santo em Ação

Serviço de inteligência, violência e criminalidade são temas da primeira reunião do ano da Rede Capixaba de Inteligência


23.02.2018

Representantes das áreas de Inteligência, segurança pública e privada se reuniram nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, para dar início a mais um ano de atividades da Rede Capixaba de Inteligência. A palestra, realizada no auditório do 38º BI, em Vila Velha, teve como tema "Violência e Criminalidade: Atuação da Agência Brasileira de Inteligência" e foi ministrada pelo Oficial de Inteligência e Secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência - Abin, Antônio Augusto Muniz de Carvalho.
Durante o encontro, o oficial, que agradeceu o convite, destacou que a Rede permite à Abin trazer para o Estado discussões relevantes para a segurança pública, e que é um espaço muito importante para a troca de informações.
Em sua apresentação, Muniz explicou o que é a atividade de inteligência. "É um jogo de xadrez, as regras são simples, mas o desenrolar do jogo é altamente complexo. A inteligência analisa muitas informações para chegarmos ao que chamamos de conhecimento. E isso é fundamental para pensar na segurança do Estado", argumentou ele, que também falou sobre como a Agência trabalha. "Somos responsáveis por tudo o que a atividade de inteligência faz. A Abin assegura que o poder executivo tenha as informações relevantes ou oportunas que permitam uma capacidade de decisão".
O Oficial de Inteligência finalizou sua apresentação entrando no tema criminalidade organizada e segurança pública no contexto nacional e destacou a importância da integração dos órgãos de segurança pública. "Para que os resultados sejam positivos, é importante a compreensão de fenômenos locais de forma sistêmica - regional, nacional e transnacional".
Antes do encerramento da reunião, comandante do 38º BI, Carlos Alexandre de Oliveira Costa, ressaltou a satisfação em reunir o grupo e o batalhão ser o berço do encontro. "A apresentação do Muniz nos motivou a pensarmos coletivamente a inteligência e produzirmos conhecimento no âmbito do Espírito Santo".
Rede Capixaba de Inteligência
A Rede Capixaba de Inteligência foi criada com a finalidade de promover integração e disseminar conhecimentos. Participam da rede os profissionais das áreas de segurança e inteligência de empresas e organizações de diversos segmentos, que atuam no Estado e o Espírito Santo em Ação.
O grupo se reúne mensalmente com o objetivo de fortalecer a integração dos setores relacionados à defesa social, a fim de promover o debate em torno de ideias e propostas, acerca da temática segurança cidadã, compreendida pela integração das ações dos operadores da segurança pública (controle social formal - sistemas policial, judicial e prisional), com a necessária participação de outros importantes segmentos sociais (públicos e privados), tais como educação, saúde, cultura, lazer.

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom