Espírito Santo em Ação

MEP é apresentado em Linhares e Aracruz


16.03.2018

 O Mapa da Educação Profissional (MEP) está "viajando pelo Estado". Esta semana, a plataforma colaborativa, que identifica a formação profissional que o mercado oferece e necessita, foi apresentada na Adel (Associação para o Desenvolvimento de Linhares) na quarta-feira, 14, e Amear (Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região) nesta sexta, 16. Em ambas as ocasiões, a apresentação contou com a presença do subcoordenador da Rede Empresarial e presidente da Amear, Marcelo Furtado de Mendonça, e dos Analistas de Projetos do Espírito Santo em Ação Vitor Bobbio e Yuri Lopes, que estavam representando o movimento empresarial, e de Letícia Furtado, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O público dos encontros era formado por associados das entidades e empresários locais.
O MEP é um projeto do Instituto Jones dos Santos Neves, desenvolvido em parceria com o ES em Ação e a secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e vai reunir em um único lugar as informações sobre os profissionais que as empresas precisam e os cursos de educação profissional existentes em todo o Estado. Daí a necessidade de levá-lo ao conhecimento das entidades que compõem a Rede. 
Some-se a disso o fato de que junto com o Excelência Municipal, o Líderes do Amanhã e o apoio ao Programa Educação em Tempo Integral, o MEP integra os projetos-base do movimento empresarial e precisa, portanto, do apoio das entidades empresariais capixabas.
Para Marcelo, a participação das associações fará toda a diferença nessa campanha de apresentação e adesão ao MEP. E ainda segundo ele, "interiorizar" a plataforma será um fator de sucesso.
"Considero muito importante o envolvimento da Rede nesta campanha porque através associações teremos como chegar aos empresários de todo o Estado e mostrar a eles os benefícios da plataforma. É fundamental, além do nosso envolvimento, assumir nossa parcela de responsabilidade para fazer o MEP funcionar", defende. 
Mais sobre o MEP
Para as empresas e entidades que cadastram suas informações no site (http://mapaeducacaoprofissional.com.br/), o MEP vai informar se há oferta de cursos para a formação desejada e quais escolas oferecem aquela capacitação no município indicado. E para as escolas, é informado o quantitativo de profissionais demandados por curso e o município de sua atuação.
A curto prazo, o que se busca com essa ferramenta é estabelecer um canal de comunicação permanente entre empregadores e escolas, e melhorar a composição imediata da oferta de vagas da educação profissional. No médio e longo prazos, o objetivo é adequar o tamanho, a composição e a formatação da oferta de cursos à demanda de mercado de trabalho local, aumentar os incentivos à formação profissional, facilitar a conexão entre a procura das empresas e a busca por emprego, e, principalmente, aumentar a utilização da mão de obra local.

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom