Espírito Santo em Ação

Projeto de Qualificação da Gestão já começa a mostrar a que veio


16.03.2018

A necessidade de olhar para a saúde de maneira diferenciada, otimizando gastos, recursos e serviços, com foco na gestão pública mais eficiente, motivou o governo do Estado, com o apoio do Espírito Santo em Ação, lançar o Projeto de Qualificação da Gestão no Atendimento da Saúde. Esse lançamento aconteceu em janeiro do ano passado e nesta quinta-feira, 15 de março, o diretor-presidente do movimento empresarial, Aridelmo Teixeira, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, receberam representantes de empresas parceiras do projeto e de outras companhias que podem vir a fazer parte deste time para a apresentação dos resultados do primeiro ciclo do programa. O encontro foi realizado na sede do ES em Ação, na Mata da Praia, em Vitória, e as ações e números divulgados mostraram o salto de qualidade que a saúde pública pode dar por meio desta ação inovadora, resultado da parceria da gestão pública e da iniciativa privada.
Embora não seja o primeiro Estado a implantar um projeto desse nível, destacou o secretário de Saúde, o trabalho que está sendo desenvolvido em solo capixaba virou referência nacional porque o Espírito Santo o está implantando de norte a sul.
"Estamos promovendo uma verdadeira mudança de paradigma no modelo de atendimento na saúde pública", garantiu ele, destacando que o projeto está sendo tocado a partir do diagnóstico que indicou seus objetivos: melhoria de acesso aos serviços, qualidade no atendimento e qualificação da gestão. 
"Nosso diagnóstico foi montado a partir de críticas dos próprios usuários que utilizam o sistema. A partir dele, montamos nosso planejamento, temos um rumo e a regionalização do atendimento nos ajudará a solucionar um conjunto de problemas da saúde pública", completou.
O otimismo do secretário ganha eco em números. Os resultados de vigilância apresentados por ele no encontro mostraram que a incidência de dengue no Espírito Santo (por 100 mil habitantes) caiu de 1041, em 2016, para 175 em 2017. E o número de mortes, que em 2016 bateu o 23, não passou de sete ano passado. Esse movimento deve-se, em grande parte, às unidades de saúde já montadas no interior, que otimizam o atendimento e, consequentemente, reduzem o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória. 
Rede Cuidar
O Projeto de Qualificação da Gestão no Atendimento da Saúde possui dois projetos estruturantes: a Rede Cuidar, por meio da qual busca-se a melhoria de acesso aos serviços de saúde e a qualidade no atendimento, e a qualificação da gestão efetivamente.
Segundo o Gestor de Projetos de Inovação da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Manoel Carlos Rocha Lima, a Rede Cuidar está baseada em três dimensões: o trabalho que une atendimento ambulatorial e hospitalar, atendimento multiprofissional, que resulta num plano de cuidados, e consultas e exames perto de casa, ou seja, onde o usuário está. E os primeiros números da Unidade Cuidar Norte, que foi inaugurada em setembro de 2017, mostram que a população está aderindo à novidade. "Entre setembro e o final de fevereiro, tivemos mais de 22 mil consultas, mais de oito mil procedimentos e mais de sete mil atendimentos", contou.
O investimento para este primeiro ciclo do projeto, que já denoto o grau de satisfação dos usuários com o modelo de atendimento, foi de R$ 1 milhão, valor pago pelas empresas parceiras, a ArcelorMittal, Trevisa, EDP Escelsa, Unimed e Roche. E este resultado de curto prazo, de acordo com Aridelmo Teixeira, deve ser uma motivação a mais, tanto para as empresas que já estão no projeto como para outras que podem ingressar. 
"Os resultados estão acontecendo, mas para que consigamos continuar avançando, precisamos continuar investindo", destacou Aridelmo.

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Espírito Santo em Ação

Av. Fernando Ferrari, 1080, Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte - Sala 501, Mata da Praia - Vitória - ES CEP: 29066-380 TEL: (27) 3024-7700

Fivecom